irs.pt

Informações sobre o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares.

Deseja receber informações sobre o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares? Subscreva a nossa newsletter.

Como se preenche a declaração de IRS?

Há quem prefira pagar a um contabilista ou a um TOC (Técnico Oficial de Contas) para lhe preencher e entregar a declaração de IRS. Ficando assim livre desta responsabilidade não correndo o risco de se enganar.

No entanto, pelo menos nos casos mais simples, preencher uma declaração de IRS não é uma missão impossível. Por isso, neste artigo vou explicar-lhe o que deve fazer para preencher corretamente a sua declaração.

Documentos necessários

Como preencher a declaração de IRS?

A declaração modelo 3 deve ser sempre acompanhada de um ou mais anexos, consoante a natureza dos seus rendimentos. Normalmente os anexos devem ser os de Categoria A, B ou H respeitantes a trabalho dependente, rendimentos empresariais e profissionais e rendimentos de pensões. Depois existem os anexos que podem ou não constar dos seus rendimentos como o E (rendimentos de capitais), F (rendimentos de prediais) e o G (incrementos patrimoniais).

Deve ainda ter em conta que (no caso do site) está tudo muito bem explicado e o próprio sistema ajuda-o a preencher a sua declaração.

Neste caso em específico vou-lhe explicar como deve preencher a sua declaração na Internet. Caso prefira fazê-lo de forma física o processo é o mesmo só que sem a necessidade de login e no final terá de a entregar na sua repartição de finanças.

  1. Entre em http://www.portaldasfinancas.gov.pt;
  2. Faça login em “o seu espaço” no lado superior direito. Aí deve colocar o seu NIF (Número de Identificação Fiscal) e a sua senha;
  3. Selecione as opções “cidadãos”, “entregar”, “IRS”;
  4. Preencha o modelo 3 com os dados necessários;
  5. Anexe os anexos necessários para os seus tipos de rendimentos e preencha-os;
  6. Na parte superior, carregue em “validar” para encontrar possíveis erros no preenchimento. Se for detetado algum erro corrija-o e faça validar de novo até que nenhum erro seja apresentado;
  7. Na mesma zona, carregue em “simular” para que tenha uma ideia do valor do reembolso ou da nota de cobrança. Existe sempre a possibilidade de o resultado dar zero. O que significa que não vai pagar nem receber IRS;
  8. Guarde as informações que esteve a preencher;
  9. Clique em submeter a declaração.

E são estes os passos que deve seguir para preencher e enviar a sua declaração. Se optar pela declaração em papel não conseguirá validar nem simular o valor a receber ou a cobrar.

É sempre importante guardar um comprovativo de como enviou/ entregou a sua declaração de IRS. Mantenha todos esses comprovativos arrumados e organizados numa capa específica. Atualmente nunca se sabe quando é que vai precisar de os utilizar ou apresentar perante as autoridades competentes.

Ainda tem alguma dúvida sobre o preenchimento e entrega da declaração de IRS? Então não hesite e deixe o seu comentário para que o possa ajudar.

// IRS.pt